Consultas

O que esperar de uma consulta de macrobiótica?*

Utilizamos as 7 condições de saúde (Ohsawa): 1. Vitalidade. 2. Apetite por alimentos naturais e saudáveis. 3. Sono profundo e reparador. 4. Boa memória. 5. Emoções alegres 6. Pensamentos e ações claros. 7. Apreciação.

Auto-reflecção – Desenvolver a capacidade de ver a vida usando uma perspetiva maior, mais objetiva e com menos julgamento. A auto-consciência pode trazer mais saúde.

Intuição – Esta é parte integrante da saúde, baseada no conhecimento interno que resulta da ligação direta com a natureza.

Auto-empoderamento – A capacidade de decidirmos quanto à nossa saúde e vida é um dos primeiros passos para o auto-empoderamento, resultando numa abordagem mais criativa e construtiva da vida.

O corpo e a natureza não estão separados – O meio em que vivemos afeta-nos e inversamente. Os alimentos e a respiração são a nossa ligação direta com a natureza. Através das refeições diárias, dos horários de sono e do exercício diário, alinhamo-nos com as estações do ano, a cada dia.

Alimentação – Refeições consistentes e comer acompanhado promove a saúde. A dieta macrobiótica baseia-se na combinação de alimentos tradicionais saudáveis, que incluem vegetais frescos, cereais integrais e subprodutos, leguminosas, fruta, oleaginosas, sementes, fermentados, ervas aromáticas, temperos, algas e chás. Cada indivíduo é único e descobre a sua dieta para a saúde, baseada nos principios macrobióticos. Não há uma solução única ou exclusiva. A macrobiótica é uma abordagem aberta, flexivel e adaptavel à alimentação.

Escolha dos alimentos – Priorizar alimentos que crescem no seu clima e região ao longo de séculos. Preferir alimentos frescos, biológicos e que venham diretamente da horta e não da fábrica. Ter consciência de que as nossas escolhas alimentares têm impacto na sociedade e no ambiente envolvente.

* Principios macrobióticos, definidos pelo grupo Macrobiotics International.